O QUE É ANOREXIA E BULIMIA?
A anorexia faz com que meninas,mesmo magras,se sintam gordas e não comam; Já a bulimia é marcada por episódios de compulsão alimentar seguidos de culpa. É comum passar de uma doença para outra.
EXISTEM TIPOS DIFERENTES DE ANOREXIA?
Sim. Um em que o indivíduo apenas recusa-se a manter o peso corporal no nível normal e priva-se de comer, sem no entanto envolver-se em auto-indução de vómitos e abuso de diurético e laxantes. No outro tipo de Anorexia Nervosa, os jejuns prolongados alternam-se com episódios de comer compulsivo e posterior purgação através de vómitos e abuso de laxantes e diurético.
ADOLESCENTES
TEM MAIOR RISCO
As adolescentes são o grupo de maior risco. No entanto, há casos de todas as idades, de ambos os sexos. As principais consequências da anorexia e bulimia são alterações ao nível cardiovascular, gastrointestinal, depressão, fadiga e comportamento obsessivo-compulsivo. Em casos mais graves, estes problemas alimentares conduzem mesmo à morte.
Ex: alunas da Escola Secundária Adolfo Portela, na disciplina de Área-Projecto, estamos a desenvolver um trabalho sobre estas perturbações alimentares e temos objectivos bem definidos: alertar a sociedade para estas realidades, esclarecendo a população sobre as causas e consequências, a evolução das doenças, sinais de alerta precoce, prevenção e tratamento.
FOI COMPROVADO: QUE POUCAS PESSOAS CONHECEM ESSES DISTÚRBIOS ALIMENTARES
A partir da análise dos 79 realizados,concluímos que o conhecimento da população-alvo sobre a anorexia é de 95%. Quanto à bulimia, é de apenas 69%. Grande parte da comunidade não conhece este tipo de distúrbio.
Podemos também concluir que, quanto aos comportamentos e hábitos alimentares dos inquiridos, a maioria nunca fez dietas para perder peso drasticamente, nem é influenciado para tal. No entanto, grande parte nunca consultou um nutricionista com o objectivo de ter uma orientação alimentar equilibrada.
Por fim, 27% concorda com as medidas estipuladas para ser uma modelo, ou seja, o estereótipo de magreza ainda está bem presente na nossa sociedade.
veja o vídeo abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=qFbYW6bNViw&feature=related
Nenhum comentário:
Postar um comentário