Quem sou eu

Minha foto
jaraguá do sul, região norte de santa catarina, Brazil

17 setembro, 2010

Produtos de limpeza mais perigosos


Amoníaco

Hidróxido de amônio: Usada sempre em solução, mas assim mesmo, é uma substância química muito volátil. É muito danosa aos olhos, trato respiratório e pele.


Alvejantes (“kiboa”)


Normalmente à base de:
· Hipocloritos: corrosivos, irritantes, causam queimaduras na pele e olhos e trato respiratório


· Soda Cáustica (hidróxido de sódio): cáustico queima a pele e olhos, se ingerido poderá destruir o esôfago e danificar o estômago.
Podem causar edema pulmonar ou vômitos e coma se ingerido.


Perigo adicional: Alvejantes contendo hipocloritos, se misturados com produtos contendo amônia, podem liberar cloramina gasosa, altamente tóxica.


Sabão para carpetes


A maioria das composições são destinadas à remover qualquer tipo de mancha, eles até cumprem a tarefa mas não sem o uso de substâncias altamente tóxicas. Algumas incluem:
· Percloroetileno: carcinogênico, danifica o fígado, rins e sistema nervoso.
· Hidróxido de amônio: corrosivo, irritante para os olhos, pele e trato respiratório.


Elementos Radioativos


Rádio- Metal de símbolo Ra, número atômico 88, massa atômica 226,05, descoberto em 1898 por P. e M.Curie, é dotado de intensa radioatividade. O rádio é um metal alcalino terroso, que funde a 700 °C. Muito raro na natureza, é extraído da pechblenda. Desintegra-se com uma vida média de 1620 anos, produzindo uma emanação gasosa de hélio e de radônio. Esse último, também radioativo, transmuta-se no polônio que, por uma série de novas desintegrações, conduz finalmente ao chumbo 206.


Tório- Metal raro de símbolo Th, número atômico 90, massa atômica 232,038,branco, cristalino, de densidade 12,1, e que funde a 1700°C, aproximadamente, extraído da torita.


Urânio- Metal de símbolo U, número atômico 92, massa atômica 238,07, e densidade de 18,7, extraído do óxido de urânio. Último elemento natural da classificação periódica, o urânio foi isolado em 1841 por Péligot. Trata-se de um sólido cinza-ferro, que funde a 1800°C e se oxida facilmente.

Polônio- Metal de símbolo Po, radioativo, de número atômico 84, massa atômica 210, que acompanha geralmente o rádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário